I-03. Deus escolhe uma família

Neste encontro falamos sobre a segunda parte do livro do Génesis (do capítulo 12 até ao 25). Depois da espiral negativa em que a humanidade foi caindo, Deus tem um projeto para resgatá-la para a bondade inicial do jardim do Éden. Esse projeto começa com a interpelação de Deus a um homem, Abraão, e a promessa de bençãos à sua descendência que será “numerosa como as estrelas”. Abraão vai manter a fé em Deus apesar das dificuldades e até da lógica humana: Sara que era estéril vai dar à luz o seu filho Isaac.

Isaac e Rebeca vão ter dois filhos: Esaú e Jacob. Jacob, apesar de ser o mais novo, vai conseguir (de forma pouco ortodoxa) recolher a benção de Isaac para continuar esta família. Serão doze os seus filhos, dos quais sairão as doze tribos de Israel.

Objetivo mínimo

Aqui deixamos a sebenta com a Sessão 03. Esta sebenta é utilizada na paróquia há vários anos, como ferramenta de apoio às sessões. Sugerimos que cada um(a) tenha como objetivo mínimo ler o capítulo de cada sessão.

Entretanto esta semana deixei aqui uma cronologia resumo de toda a história do Antigo testamento: é um caminho de quase 2000 anos que começa em Abraão e que culminará com a chegada do Messias. (fonte Bíblia Youcat)

Para aprofundar

Para aprofundar o tema de forma lúdica, sugerimos a visualização deste vídeo que em poucos minutos nos dá uma visão bastante enriquecedora sobre o tema.

Nota 1: Para saber mais sobre a origem dos vídeos clique AQUI

Nota 2: Os 2 vídeos que se seguem têm o mesmo conteúdo, mas em línguas diferentes: Português do Brasil e Inglês (com legendas em português)

One thought on “I-03. Deus escolhe uma família

  1. Conhecer o passado para entender o presente e melhorar o futuro. A fé inabalável permite-nos aceitar a verdade de Deus e não a nossa. Dessa forma sentimo-nos parte da família de Deus e, ao conhecermos e acreditarmos na sua origem e história, entendemos o presente e as suas dificuldades (que originamos com as nossas fraquezas). Mas sobretudo podemos caminhar para projetar um futuro melhor, sentindo e crendo que Deus estará sempre pronto a ajudar-nos, bastando para tal que sejamos humildes e peçamos a Sua ajuda. Dá-nos Senhor a graça dessa humildade, base da nossa fé.

    Gostar

Deixe um comentário