Resumo feito por Daniela Cruz, a quem agradecemos.
«Na última sessão, abordamos o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã, o Baptismo.
Previamente, o que é um Sacramento? “É um encontro pessoal com Jesus Cristo que através dum Sinal nos dá a sua Graça (Auxílio; Perdão; Força; Amor)”.
E o Baptismo? É o primeiro dos Sacramentos da Iniciação Cristã, sendo a porta de entrada na Igreja. A palavra tem origem grega e significa mergulhar repetidamente em água. O Baptismo representa a nossa união com Cristo e simboliza o renascimento para uma nova vida, purificada do pecado. “Em virtude do Baptismo nós tornamo-nos discípulos missionários, chamados a levar o Evangelho ao mundo (cf. Exortação Apostólica Evangelii gaudium, 120)”.
O papel dos Padrinhos (sobretudo no Baptismo das crianças):
O(A) Padrinho/Madrinha têm uma papel muito importante na vida do seu afilhado, pois cabe a estes guia-lo ao longo da sua vida a se encontrar com a sua fé e com Deus. Cabe a estes também e aos pais integra-los na comunidade Cristã e a ensinar-lhes a rezar como Jesus nos ensinou.
Sinais Sacramentais do Baptismo:
Água: É o sinal principal. Simboliza a nova vida e a purificação (morrer para o pecado e renascer para uma nova vida).
Vela / Luz : A Luz de Cristo Ressuscitado (Círio Pascal) que ao acender a vela do baptizado representa a sua união com Jesus Cristo. O baptizado é um iluminado pela Luz de Cristo para saber distinguir o mal (trevas) do bem (luz).
Óleo : Significa a força para lutar e resistir ao pecado (óleo dos catecúmenos) e a escolha para a missão (Profeta, Sacerdote, Pastor/Rei) que lhe é conferida (óleo do crisma). O seu odor significa também o Espírito Santo que é o espírito de Jesus de Nazaré e que passa a inundar o baptizado.
Veste branca: Significa paz, vitória sobre o mal e a pureza (limpo do pecado) que deve conservar pela vida fora.
Efeitos do Baptismo (Graça sacramental):
Pelo Baptismo aderimos a Deus renunciando ao pecado e declarando a nossa Fé em Jesus Cristo. Deus pela sua misericórdia e Amor liberta-nos de todos os nossos pecados e nos dará forças para manter esse estado de pureza pela vida fora.»
Podem aprofundar este tema no nosso guia para os Sacramentos e nas Catequeses do Papa, nos links abaixo.
