Sessão 24 – 26 Abr

Resumo feito por Rodrigo Cipriano, a quem agradecemos.

«Depois da Sua ressurreição, Jesus, aparece aos seus apóstolos dando-lhes muitas provas de que era Ele que ali estava presente. Jesus convive com os seus apóstolos por 40 dias e ao fim desse tempo, durante uma refeição, Ele ordena-lhes que não se afastem de Jerusalém e que esperassem lá o Prometido do Pai, «João batizava em água, mas dentro de pouco tempo, vós sereis batizados no Espírito Santo» – Act 1, 5.

Intrigados os apóstolos pretendem saber se seria naquele momento que Ele restauraria o reino de Israel, ao qual Jesus respondeu-lhes: «“Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a Sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até aos confins do mundo.” Dito isto, elevou-Se à visto deles e uma nuvem O ocultou aos seus olhos» – Act 1, 7-9.

Dez dias após a Sua ascensão, na festa do Pentecostes (isto é, cinquenta dias após a Páscoa. Dia solene para os judeus. Era a festa das searas e da proclamação da Lei do Sinai) é-lhes enviado, como prometido, o Espírito Santo em forma de línguas de fogo pousando em cima de cada um deles, «Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas […]» – Act 2, 4. Em Babel, o pecado dispersara os homens (Gn 11, 1-9), em Jerusalém, o Espírito Santo congrega os homens na Igreja.

Pedro discursa para os homens da Judeia e a todos os residentes em Jerusalém, começa por comprovar que se cumpriu o que o profeta Joel anunciara: «Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o Meu Espírito sobre toda a criatura. […] Certamente, sobre os Meus servos e as Minhas servas derramarei o Meu Espírito nesses dias, e eles hão de profetizar» – Act 2, 17-18.

Pedro passa-lhes a informar que o profeta David proclamou, antecipadamente, a Ressurreição de Cristo: «[…] “Não O abandonarás na habitação dos mortos e não permitirás que a sua carne conheça a decomposição”.» – Act 2, 31.

Pedro conclui o seu discurso dizendo: «David não subiu aos Céus. Ele próprio diz: “O senhor disse ao meu Senhor: Senta-Te à minha direita, até Eu pôr os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés”.» – Act 2, 34-35, e que toda a casa de Israel fique a saber, que Deus estabeleceu, como Senhor e Messias este Jesus por nós crucificado.

Depois destas palavras a multidão pergunta a Pedro e aos outros Apóstolos o que haveriam de fazer, ao que ele lhes convida ao arrependimento e à remissão dos pecados «[…] “Convertei-vos e peça cada um o Batismo em nome de Jesus Cristo, para remissão dos seus pecados; recebereis, então, o dom do Espírito Santo”» – Act 2, 38.

Os que acolheram a sua palavra foram batizados e naquele dia ficaram agregadas a eles cerca de três mil pessoas.

Jesus Cristo, através do Seu Espírito (Espírito Santo) está Vivo e atuante na Igreja.

«Aproximando-Se deles, Jesus disse-lhes: “Foi-me dado todo o poder do céu e da terra: Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo”» – Mt 28, 18-20.»

Podem consultar essas passagens bíblicas no link abaixo.

O Penstecostes, El Greco, 1600

Deixe um comentário