Resumo feito por Tiago Oliveira, a quem agradecemos.
«Recordemo-nos que na ultima passagem da Paixão e Morte de Jesus o seu tumulo foi fechado com uma grande rocha e vigiado por guardas dia e noite.
Ao terceiro dia as mulheres, Maria Madalena e Maria foram visitar o sepulcro. Eis que se deu um grande terramoto e desceu do Céu um anjo do Senhor – vestido de branco e removeu a pedra.
Os guardas fugiram e disse às mulheres o anjo: «Vós não temais, porque sei que procurais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor esteve depositado. Ide já dizer aos Seus discípulos que Ele ressuscitou; e eis que vai adiante de vós para a Galileia; lá O vereis. Eis que eu vo-lo disse». Saíram logo do sepulcro com medo e grande alegria e correram para dar a notícia aos discípulos.
Os inimigos de Jesus (entre os quais os sacerdotes) tentam ocultar a ressurreição subornando os guardas para mentir. Esta mentira perdura e entre os Judeus persiste até hoje, não acreditando na ressurreição de Jesus.
Jesus manifestou-se a Maria Madalena, as mulheres que foram ao seplulcro, a Pedro e a dois discípulos a caminho de Emaús, e aos dez apóstolos:
Chegada a tarde daquele mesmo dia, que era o primeiro da semana, e estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam juntos, por medo dos judeus, foi Jesus, colocou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se muito ao ver o Senhor. Ele disse-lhes novamente: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também vos envio a vós». Tendo dito esta palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».
Como nos recorda o Papa Francisco: «Jesus Ressuscitado transmitiu à sua Igreja, como primeira tarefa,a sua missão de levar a todos o anúncio do perdão.»
Tomé não estava com os restantes discípulos quando veio Jesus, pelo que não acreditou. Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, colocou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Em seguida disse a Tomé: «Mete aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos, aproxima também a tua mão e mete-a no Meu lado; e não sejas incrédulo, mas fiel!».
Mais tarde, junto ao mar de Tiberíades, Jesus apareceu a Simão, Tomé, Pedro e a alguns outros presentes. Com fome e sem terem sorte na pesca, Jesus disse-lhes para atirarem a rede para a direita e quando a puxaram o peso era enorme dada a quantidade de peixe apanhado. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos. Depois de comerem, disse Jesus a Simão Pedro para apascentar os cordeiros e ovelhas de Jesus, ou seja, a todos nós, seus discípulos.»
Podem consultar essas passagens bíblicas no link abaixo.

