Sessão 14 – 1 Fev

Resumo feito pela Ana Maria Costelha, a quem agradecemos.

«Neste Domingo falamos do Filho de Deus, anunciação, nascimento e infância.

Maria e José, escolhidos por Deus para na Terra serem Pais de seu Filho concebido pelo Espírito Santo, depois de ouvirem o Anjo anunciar o nascimento de Jesus, vergaram-se com humildade na sua condição de servos e exultaram de alegria à vontade de Deus.

Durante a gestação José e Maria foram recensear-se em Belém, eis que o dia do seu nascimento chegou e numa cabana nasceu o Deus Menino envolvido em panos e recostado numa manjedoura, radiando de luz Divina ao Mundo. O Anjo apareceu e anunciou com grande alegria aos Pastores o nascimento do Filho do Espírito Santo de Deus, estes foram ver e voltaram espalhando o acontecimento pelo Povo, glorificando e louvando a Deus.

Passaram oito dias o Menino foi circuncidado e deram o nome de Jesus. Foram a Jerusalém e no Templo foi consagrado ao Senhor. No Templo encontrava-se Simeão e Ana, criaturas de Deus com elevado espírito de bondade, lealdade e entrega, quando viram Jesus bendisseram a Deus por terem conhecido e recebido o Salvador do Mundo.

Jesus iluminado pelo seu Pai Divino e orientado pelos seus Pais Maria e José, foi crescendo e com 12 anos viajou com a Família a Jerusalém pela Páscoa, ficando no Templo rodeado de Doutores, a sua inteligência nas respostas deixaram todos incrédulos. Os Pais notando a sua ausência na viagem voltaram para o encontrar, quando Maria observou ele fez saber que estava na casa do Pai.

“Foi na 1ª Apresentação do Templo, que Jesus com a sua Sabedoria, Graça e Submissão começou a dar a conhecer a todos o que o Pai Divino esperava dele, do Jesus Nazareno o Rei dos Judeus”»

Podem consultar essas passagens bíblicas no link abaixo.

Rembrandt, A oração de Simeão no Templo, 1631

Deixe um comentário