Resumo feito por Bruno Cipriano, a quem agradecemos.
«Nesta sessão iniciamos o Novo Testamento, fazendo antes disso uma retrospetiva desde o Génesis até ao nascimento de Jesus. Sublinhamos a sua ascendência da tribo de Judá, e todas as profecias que se irão concretizar (algumas delas listadas aqui).
No início da Bíblia é contada a história sobre o jardim do Éden e como tudo era perfeito, exceto a existência de uma árvore que continha o fruto proibido, e de uma serpente que dizia que quem o comesse se tornaria igual a Deus.
Adão e Eva comeram o fruto e como consequência a bondade é perdida, e o mal e a morte entraram no mundo. A Bíblia apresenta a serpente como representante de todo o mal, que ainda hoje existe na humanidade. Mas Deus fez uma promessa a Adão e Eva: no futuro enviaria um filho de Eva para esmagar a cabeça da serpente e destruir todo o mal, no entanto durante a batalha a serpente morderia o seu calcanhar.
Esta história fica em aberto até que Deus apareceu a Abrão dizendo-lhe que através da sua família, a bondade e a sua benção iriam voltar a todas as nações do mundo. Um dos bisnetos de Abrão chamado Judá recebe a promessa de Deus que através da sua linhagem virá um Rei que trará harmonia, paz e prosperidade a todos os povos.
Séculos mais tarde, também o Rei David recebe a promessa de Deus que da sua linhagem virá o tal Salvador. Todas as gerações vindouras padeceram do mesmo mal apenas querendo bens materiais e poder, adorando outros Deuses.
A situação de Israel fica tão má que o Império da Babilónia os destrói por completo, parecendo que não haverá mais Reis para que a profecia realmente se concretize. Mas neste período de trevas para o povo de Israel, surgem vários profetas. Entre os quais, Isaías que profetiza que virá um Rei que morrerá por todo o mal da humanidade, que irá ressuscitar e que desta forma irá salvar e curar todos os males da humanidade. O Velho Testamento acaba sem que esse Rei tenha aparecido.
No início do Novo Testamento Mateus tem o cuidado de descrever toda a ascendência de Jesus, para que se prove que vem da linhagem de David e desta forma se cumpram as profecias.
Lucas descreve a vinda do Messias, através do anjo que apareceu a Maria dizendo-lhe que Ela iria ter um filho gerado pelo Espirito Santo, e que lhe poria o nome de Jesus, que em Hebreu significa “O Senhor Salva”, e que ele será um Rei e que governará todo o povo de Deus para Sempre.
Mas este é um Rei pobre que nasceu no meio dos animais, dos pobres e dos necessitados, e que o seu poder advém de Deus e não dos bens materiais, e que irá estabelecer uma nova ordem…»
