Sessão 07 – 1 Dez

Resumo feito pela Daniela Cruz, a quem agradecemos.

«No último Domingo, abordamos o livro dos Juízes e a primeira metade do livro de Samuel.

O povo hebreu finalmente chega à Terra Prometida (1200 a.c), guiados por Josué. Mas a sua estadia não foi fácil. Seguiram-se dois séculos muito difíceis, entre conquistas territoriais e provações da sua própria fé. Naquele tempo, a Terra era ocupada pelos Cananeus que prestavam culto aos seus ídolos. Ídolos estes, que os israelitas foram tentados varias vezes a adorar.

Mas Deus, não abandona o seu povo. Sabendo que estes precisavam de orientação e de ser novamente encaminhados a tomar as melhores decisões, deu-lhes os juízes (chefes) que trouxeram esperança e conseguiram restituir um pouco da fé religiosa. Apesar de grandes vitórias e conquistas árduas, a vida era dura para o povo de Israel e os seus oponentes eram fortes.

Certo dia, os chefes das tribos,  vão ao encontro de Samuel, um profeta através do qual Deus comunicava a sua vontade, e pediram-lhe um Rei que os governasse. Atendendo ao desejo do povo e ao querer de Deus, Samuel sagrou o primeiro rei de Israel, Saúl (1020 – 1000 a.c).

Durante o seu reinado, Saúl acabou por esquecer com o tempo o verdadeiro propósito de ser rei. Contudo, não deixou de ter um papel importante ao unificar as tribos num só povo, criando uma nação. 

Com a morte de Saúl e por escolha do povo, David ocupa o trono (1000 – 961 a.c), o jovem pastor que foi ungido por Samuel e objeto de escolha divina, bem antes de se tornar rei. David tinha a força de Deus com ele e combateu sempre em seu nome. Foi um rei profundamente religioso e conservou até ao fim a sua grande fé. Conquistou Jerusalém, e fez desta capital e Cidade Santa.»

Para aprofundar vejam os capítulos 7, 8.1 e 8.2 da Sebenta e os vídeos de resumo.

Deixe um comentário