Sessão 06 – 24 Nov

Resumo feito por Flávio Laranjeira. Obrigado!

«Este domingo na nossa sessão continuamos a abordar “A Aliança de Deus com o seu Povo”, dando seguimento ao livro Êxodo e fazendo uma ponte para a sua segunda parte e final.

No capítulo 19, o povo hebreu estava indignado e descrente em Moisés, vagueando pelo deserto até se deparar com a montanha de Sinai. Foi neste local que Deus surgiu na forma de uma tempestade violenta de nuvens.

Esta presença revelou-se antagonista ao início da história da Humanidade, onde Deus se assumia próximo do ser humano, no Jardim do Éden. No entanto, o povo de Israel traiu esta proximidade várias vezes e estava novamente a ser incrédulo.

Se até ao momento Deus só pedia confiança e fé, neste contacto exigiu ao seu povo que cumprisse uma série de leis, mais conhecidas como Os Dez Mandamentos e ao cumprirem estas leis, se tornem representantes de Deus para todas as restantes nações e povos da Terra.

Deus revela-se assustador para o seu povo, que aceita os seus termos, mas recusa aproximar-se. Para estar mais próximo, pede ao seu povo que construa uma tenda, denominada “Tabernáculo”. Ainda antes de finalizarem esta obra, Moisés depara-se com o grupo a quebrar os mandamentos, admirando outro ídolo.

Deus estava pronto a castigar o seu povo, acabar com ele, e recomeçar apenas com Moisés.

Moisés torna-se um importante mediador de Deus nesta aliança, lembrando que este prometera a Abraão restaurar a união e proximidade com o ser humano, dar-lhe a sua bênção e presença.

Como se Deus precisasse de ser relembrado… mantém-se fiel à sua promessa e ao seu povo.

Deus é misericordioso, poupa o povo de Israel, e enche o Tabernáculo com a sua luz. Ainda assim, nem Moisés lá consegue entrar. O povo continuou a sua marcha até alcançar as fronteiras da terra de Canaã. Foi aí que morreu Moisés, não chegando a ver a terra prometida.

Surge então Josué como profeta que lidera o povo de Israel na passagem pelo rio Jordão e na tomada de Jericó, usando apenas a fé em Deus.»

Vejam o capítulo 6 da Sebenta e um destes vídeos resumo.

Deixe um comentário