
O grupo de adultos da paróquia de Nª Sª da Areosa começou a reunir no passado dia 13 de Outubro, dia da nossa padroeira (uma feliz coincidência). Como vem sendo hábito na paróquia -por motivos logísticos e de recursos humanos – o grupo reúne pessoas que pretendem receber o Batismo e 1ª Comunhão, bem como as querem receber o Crisma. Até ao momento temos inscritos 13 adultos (2 para Batismo e 11 para Crisma). Como de costume é um grupo heterogéneo que combina juventude e experiência, e que notavelmente consegue paridade de homens e senhoras.
“Sem a força do Espírito Santo, nada podemos fazer”
— Papa Francisco
A frase do Papa Francisco em destaque foi escolhida como mote para a caminhada deste ano. Foi proferida numa catequese (das que o Papa faz regularmente à quarta-feira no Vaticano) precisamente sobre o crisma e explica-nos de forma simples o procuramos: que o Espírito de Deus atue em nós. Para isso é preciso que estejamos predispostos e que nos preparemos!
Este ano, aceitando o repto do padre Maia, formamos uma equipa para articular de forma mais estruturada a catequese de adultos: José Pedro, Paulo e António. O objetivo é criar condições para, em breve, existir resposta para três necessidades que vamos constatando: preparação para Batismo, preparação para Crisma e ainda formação contínua para adultos que já fizeram o Crisma.
Foi com essa intenção que criamos – de forma experimental – o grupo pós-crisma que conta com 10 interessados. A proposta é proporcionar ciclos de formação com o máximo de 10 sessões semanais. O primeiro ciclo será sobre o Antigo Testamento e coincidirá com o restante grupo de adultos.
O espaço habitual das nossas sessões – sala junto ao núcleo de escuteiros – é agora pequeno para receber este grupo. Como na hora das nossas sessões – entre as 11h e as 12h de Domingo – as salas da paróquia estão todas ocupadas com a catequese infantil e juvenil, resta-nos um espaço já usado em tempos: o palco da cripta/sala multiusos. Sabemos que o Conselho Paroquial está a estudar a possibilidade de disponibilizar mais um espaço, que faz falta a este e outros grupos da paróquia. No entanto, por agora o palco será o nosso local de encontro.
A quem desejar juntar-se a um dos grupos, por favor contacte-nos através do formulário.
Até breve!
